sexta-feira, 19 de junho de 2009

DOE SANGUE

A cada dois minutos......
Uma pessoa precisa de transfusão de sangue no Brasil.
Faça sua parte....Doe sangue....


 
O sangue é formado por uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas e fatores de coagulação, e uma parte celular (elementos figurados do sangue) composta por: Glóbulos Vermelhos (hemácias) que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo; Glóbulos Brancos (Leucócitos) que são responsáveis pela defesa e Plaquetas, que são importantes na coagulação do sangue. Um individuo adulto tem cerca de 4,5 a 5 litros de sangue que circulam pelo organismo. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue

Porque doar sangue?

A doação de sangue é um gesto de solidariedade, um ato voluntário e altruísta. Com a sua doação você está ajudando a salvar vidas de várias pessoas. É verdade, quem doa sangue doa vida. Faz bem também para você. Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa.Doar sangue pode parecer algo comum, mas não é. No Brasil, menos de 2% da população doa sangue anualmente. Este número é inferior à recomendação da Organização Mundial da Saúde, segundo a qual as doações devem ser feitas por pelo menos 5% da população do país. Doar sangue é um ato seguro, não vicia, não engorda, nem emagrece. Quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. A pessoa que deseja doar sangue deve receber algumas orientações antes de decidir pela sua doação. Uma informação importante é que a doação não é um meio de se fazer o teste para AIDS ou outra doença, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológica os testes laboratoriais podem ainda ser negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue.Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, durante a entrevista você poderá conversar com o profissional da saúde e esclarecer suas dúvidas. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.


Requisitos básicos para doar sangue.


Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
Estar bem de saúde
Ter entre 18 e 65 anos
Pesar no mínimo 50 Kg (desconsiderando o peso da roupa)
Vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação
Ter dormido por pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
Não ter se exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como: Diversos parceiros sexuais, uso de drogas e relações sexuais com parceiros não habituais sem preservativo (camisinha).



Hemocentro da Santa Casa de São Paulo
Hemocentro da Santa Casa de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579 – Vl. Buarque(Prox. Ao Metro Santa Cecília e Metrô República)Telefone: 2176-7258Segunda à Sexta das 07h00 18h00Sábados das 07h00 as 15h00 Estacionamento gratuito dentro da Santa Casa


Hospital São Luiz Gonzaga
Rua Michel Ouchana, 94 – Jaçanã
Fone: 3466-1000
Segunda a Sexta das 07h00 as 15h30Sábados das 07h00 as 11h30
Estacionamento gratuito dentro do Hospital São Luiz Gonzaga.

Hospital Pérola Byington
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 683 – 4º Andar – Centro
Fone: 3248-8111
Segunda a sexta das 07h00 as 11h30

Um comentário:

Fabi ♥♥♥ disse...

Seja bem vinda!!!
Beijos